Brainstorming

Brainstorming

A capacidade de tomar decisões é uma das qualidades mais importantes para as empresas que estão no mercado. Mas para isso acontecer, em alguns casos, é necessário a empresa investir em técnicas que estimulem o pensamento estratégico de forma a encontrar soluções originais, eficientes e criativas. É assim que o brainstorming ganhou lugar e tornou-se uma técnica muito recorrida para as pessoas do Marketing.

O que é brainstorming?

Brainstorming, cujo termo em português é tempestade de ideias, foi criado em 1942 por Alex Osborn e desde então apresenta excelentes resultados para as empresas que o adotaram. É uma técnica que tem o objetivo de, em grupo, encontrar a solução para um problema. É assim uma forma de explorar a criatividade e inovação de diferentes ideias, com a vantagem também de trabalhar o espírito e a motivação da equipa. Desta forma, o brainstorming tem dois objetivos, um é promover o pensamento “fora da caixa” e o outro é integrar a equipa.

Como fazer um brainstorming de sucesso?

O brainstorming proporciona pensamentos e ideias inovadoras e criativas para a resolução de problemas ou para a definição de estratégias. A verdade é que, de acordo com a teoria do pensamento criativo, a melhor forma de se obter uma ideia brilhante é ter muitas ideias, mesmo que algumas nos pareçam absurdas.

Assim, para um brainstorming de sucesso é necessário ter em conta que o objetivo seja do conhecimento de todos os participantes para que assim se consigam preparar. Mas também ter em atenção o local onde se realiza pois não deve ser alvo de distrações, a pessoa que irá moderar a dinâmica para que todos participem, o foco não pode ser desviado ou desvirtuado e por último, que todas as ideias sejam apontadas.

Desta forma, um brainstorming de sucesso caracteriza-se por:

  • Elevada quantidade de ideias
  • Flexibilidade no pensamento
  • Liberdade de opinião
  • Capacidade de aperfeiçoar e combinar ideias
  • Pôr em prática as conclusões

Assim, o mais comum é o brainstorming ser utilizado para campanhas publicitárias, mas não é uma técnica exclusiva desta área, pois pode ser adotada por praticamente todas as áreas da empresa.

Em suma, a diversidade de pensamentos, experiências e opiniões é fundamental para que o brainstorming resulte em ações inovadoras, criativas e originais. É uma técnica que dá vida à expressão popular “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

No Comments

Leave a Reply

OS NOSSOS CLIENTES


Faça como os nossos clientes. Escolha a opção mais adequada e inteligente. Comece a trabalhar hoje connosco!

CONTACTE- NOS


Ainda com dúvidas sobre como começar, ou gostaria apenas de saber o que a Izzato pode fazer pelo seu negócio? Deixe-nos uma mensagem ou ligue-nos.

Morada:

Zona Industrial Feital Pavilhão 15
4700-152
Braga

Email:

info@izzato.com




    Não encontrou a solução ideal?

    SAIBA COMO A IZZATO O PODE AJUDAR