Blog

Marketing Digital: as 12 principais ferramentas

Marketing Digital: as 12 principais ferramentas

Com a utilização cada vez mais frequente da internet – cerca de 55% da população mundial utiliza a internet -, o marketing ganhou uma nova dimensão chamada de Marketing Digital.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é a aplicação dos conceitos e estratégias de marketing e comunicação aos vários meios e canais digitais disponíveis, sendo um meio de comunicação mais direto e personalizado, mas também sempre disponível. Por exemplo, permite encontrar a localização de um determinado estabelecimento, saber preços e comprar um determinado produto ou serviço online, obter mais informações sobre o que quiser, conversar com um representante de uma determinada marca, entre muitas outras possibilidades que o meio online proporciona às pessoas.

Mas como fazer Marketing Digital?

Tal como já foi referido, Marketing Digital é uma estratégia aplicada a um conjunto de ferramentas digitais. É muito comum confundir-se uma ferramenta de marketing digital com Marketing Digital.

Para o Marketing Digital apresentar resultados positivos deve-se conjugar diferentes ferramentas digitais para que se interliguem entre si numa estratégia digital de sucesso. Assim, é importante que as marcas procurem entender as “dores” e as “necessidades” dos consumidores para que, de acordo com os seus modos de atuação, consigam oferecer a solução ideal aos mesmos. Por isso, o objetivo principal do Marketing Digital é ser encontrado pelas pessoas.

As 12 principais ferramentas de Marketing Digital

  1. Site Institucional

Um site institucional aumenta a credibilidade de uma marca e apresenta informações importantes, como o “quem somos” e “contactos” de forma estática e mais facilmente acessível. Por outro lado, o site institucional é um canal digital apenas da marca, não apresentando assim outras distrações, onde é possível encontrar os produtos/serviços disponíveis.

  1. Redes Sociais

Trabalhar com Marketing Digital pressupõe também trabalhar com redes sociais, independentemente de ser um negócio B2B ou B2C. Isto, porque as redes sociais apresentam uma audiência cada vez maior. Em termos de utilizadores ativos mensais, a nível mundial, as principais redes sociais apresentam:

– Facebook: 2,5 biliões

– YouTube: 2 biliões

– Whatsapp: de 1,6 biliões

– Facebook Messenger: 1,4 biliões

– WeChat: 1,1 bilião

– Instagram: 1 bilião

– TikTok: 500 milhões

– Twitter: 330 milhões

– LinkedIn: 310 milhões

– Pinterest: 300 milhões

Óbvio que uma marca não tem – nem deve – estar presente em todas as redes sociais disponíveis, mas sim naquelas onde o seu público-alvo está presente e onde faz sentido a empresa estar também. Mas é preciso ter em consideração que as redes sociais são um canal que estimula a interação.

  1. Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma das principais ferramentas de Marketing Digital que tem o objetivo de partilhar informações relevantes sobre os seus produtos/serviços, empresa e até sobre o mercado. A sua principal finalidade é despertar o interesse do consumidor através do conteúdo. Este conteúdo não deve ser apenas comercial, mas também educativo e informativo para que se estabeleça uma relação entre a marca e o público.

Marketing de Conteúdo pode ser feito através de artigos no Blog, publicações nas Redes Sociais, desenvolvimento de Vídeos e/ou outros materiais informativos, como E-books e podcasts.

  1. SEO e SEM

É muito importante otimizar os conteúdos e o site para os motores de pesquisa. Só assim uma marca está efetivamente na internet. É essencial ter em conta determinadas técnicas e estratégias que direcionem o tráfego orgânico para o seu site, melhorando assim o ranking do mesmo nos motores de pesquisa. Ou seja, se os motores de pesquisa entenderem que o seu site é um resultado relevante para determinada pesquisa, apresentam-no nos resultados. (Se pretender saber mais sobre isto, por favor, leia o artigo SEO)

Além do SEO – otimização para os motores de pesquisa, também é importante ter-se em consideração a estratégia de SEM, que corresponde aos links patrocinados nos resultados de pesquisa.

Assim, e tendo em conta que os resultados de pesquisa apresentam resultados orgânicos e pagos, pode fazer sentido para a sua marca investir nas duas estratégias de forma a criar um domínio no mercado.

  1. Apps de Messaging

Apps de messaging, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, são excelentes canais de comunicação entre as marcas e os seguidores, que apresentam opções de respostas automáticas e de mensagens de boas-vindas, pelo que não devem ser descurados. O mesmo para os chatbots, que também são uma excelente opção de comunicação, que pode ser incorporada também nos sites.

  1. E-mail marketing

E-mail Marketing consiste na comunicação, através de e-mail, entre a marca e os seus clientes e potenciais clientes. Estas comunicações têm o objetivo de criar e manter o relacionamento, por serem um tipo de comunicação mais próximo e direto. Pode ser utilizado para comunicar, por exemplo descontos ou campanhas promocionais, campanhas de vendas, atualizações no blog, eventos, lançamento de novos produtos ou serviços, entre muitas outras possibilidades.

  1. Gestão de Leads

Gestão de leads é o processo de captação de dados de um potencial cliente. O objetivo é captar a atenção das pessoas interessadas em saber mais sobre o que a nossa marca oferece. De seguida, em conjunto com outras ferramentas de marketing digital, é necessário nutrir esse lead até que se converta em cliente e, por fim em defensor da nossa marca.

  1. Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo de aumentar o volume de vendas através de parceiros selecionados, que recebem uma comissão sempre que proporcionarem a venda de um produto/serviço da sua marca (os afiliados).

  1. PPC (Pay-Per-Click)

PPC, ou Pay-per-Click, traduz-se nos anúncios pagos e são uma estratégia de marketing digital que pretende direcionar o tráfego e impulsionar as vendas, de acordo com os critérios de segmentação definidos.

Os anúncios realizados mais frequentemente são no Facebook, Instagram e Messenger, mas também no Google e YouTube e no LinkedIn.

  1. CRO (Otimização da conversão)

CRO, ou Convert Rate Optimization, significa a otimização da conversão e tem o objetivo de melhorar a conversão das campanhas através de pequenos ajustes que tornem a jornada do consumidor mais simples, de acordo com o objetivo estabelecido. As melhores formas de melhorar as taxas de conversão são através de testes A/B e de mapas de calor.

Os testes A/B testam duas versões com pequenas alterações da mesma campanha de forma a perceber qual a que funciona melhor de acordo com o comportamento do público-alvo.

O mapa de calor – heatmap – permite analisar o comportamento do público-alvo no site ou na landing page, identificando os locais onde esteve mais tempo parado. Esta análise permite uma otimização da experiência.

  1. Resultados

Este é um aspeto muitas vezes desvalorizado, mas de extrema importância. Medir os resultados das estratégias de Marketing Digital é essencial para compreender o comportamento do público-alvo e assim melhorar a atuação e presença online.

Existem plataformas que disponibilizam relatórios de desempenho, mas os resultados também podem ser confrontados no Analytics.

  1. Influenciadores Digitais

Os influenciadores digitais, surgiram recentemente. São pessoas/profissionais com um elevado número de seguidores e de engagement, tendo assim a capacidade de influenciar as decisões de compras de outras pessoas. Um influenciador digital ao trabalhar diretamente com uma marca gera autoridade e notoriedade para a mesma, o que irá influenciar diretamente as vendas.

Em suma, a estratégia de Marketing Digital é uma forma de a sua marca comunicar a um maior número de clientes e de potenciais clientes, tirando partido de todos os benefícios das ferramentas digitais disponíveis. Daí a importância de conjugar várias ferramentas, ao invés de apenas recorrer a uma ou duas.

Artigo de Green / Publiminho

No Comments

Leave a Reply

OS NOSSOS CLIENTES


Faça como os nossos clientes. Escolha a opção mais adequada e inteligente. Comece a trabalhar hoje connosco!

CONTACTE- NOS


Ainda com dúvidas sobre como começar, ou gostaria apenas de saber o que a Izzato pode fazer pelo seu negócio? Deixe-nos uma mensagem ou ligue-nos.

Morada:

Zona Industrial Feital
Pavilhão 15
4700-152 Braga
Portugal

Telefone:

+351 253 607 255

Email:

info@izzato.com




Não encontrou a solução ideal?

SAIBA COMO A IZZATO O PODE AJUDAR