Identidade Visual: o que é e qual a importância
Para uma empresa se destacar e ser reconhecida no mercado, é necessário ter definida a identidade visual. É através da identidade visual das marcas que estas são reconhecidas pelos clientes, por isso é um aspeto que deve ser visto como uma prioridade na estratégia de todas as empresas.
O que é a Identidade Visual?
A identidade visual é a construção de elementos gráficos e visuais responsáveis por caracterizar uma marca, evidenciando os seus valores, missão e cultura empresarial. Assim, os principais elementos são:
- Logótipo
- Slogan
- Cores
- Tipografia
- Materiais de divulgação, como cartões de visita, flyers e imagens para a web
- Peças de comunicação empresarial
Estes elementos devem ser respeitados em todas as suas utilizações e apresentações da empresa para que a marca seja mais fácil e rapidamente lembrada e associada pelos clientes.
Qual a importância para as marcas?
Esta é uma questão muitas vezes colocada, mas se analisarmos alguns exemplos, vamos perceber facilmente qual é a importância da identidade visual para as marcas. Por exemplo:
A Apple utiliza apenas a maçã como logótipo e é uma marca reconhecida mundialmente.
A garrafa da Coca Cola foi recentemente utilizada numa campanha sem a presença direta da marca, mas mesmo assim foi uma campanha de sucesso. Isto aconteceu, pois o formato da garrafa e a cor vermelha levam-nos logo a associar esta marca.
O M do McDonalds quando é utilizado de forma separada ou com o nome, tem o mesmo efeito, pois a cor e o formato do M é reconhecido por todos.
A Audi é também um bom exemplo, pois os quatro anéis interlaçados são reconhecidos também mundialmente.
É por isso que é importante as marcas trabalharem a sua identidade visual, pois é a primeira característica que é vista e valorizada pelos clientes. Mas também porque torna mais fácil a identificação por parte das pessoas. Isto transmitir-se-á no sentimento de confiança e profissionalismo em relação à marca.
Em suma, a construção de uma identidade visual é fundamental para que qualquer marca seja mais facilmente lembrada. Mas é também importante ter em atenção a evolução do mercado, para assim a marca acompanhar as tendências. Desta forma, será mais fácil e natural a marca ser tida em consideração nos momentos de tomada de decisão.