Brainstorming
A capacidade de tomar decisões é uma das qualidades mais importantes para as empresas que estão no mercado. Mas para isso acontecer, em alguns casos, é necessário a empresa investir em técnicas que estimulem o pensamento estratégico de forma a encontrar soluções originais, eficientes e criativas. É assim que o brainstorming ganhou lugar e tornou-se uma técnica muito recorrida para as pessoas do Marketing.
O que é brainstorming?
Brainstorming, cujo termo em português é tempestade de ideias, foi criado em 1942 por Alex Osborn e desde então apresenta excelentes resultados para as empresas que o adotaram. É uma técnica que tem o objetivo de, em grupo, encontrar a solução para um problema. É assim uma forma de explorar a criatividade e inovação de diferentes ideias, com a vantagem também de trabalhar o espírito e a motivação da equipa. Desta forma, o brainstorming tem dois objetivos, um é promover o pensamento “fora da caixa” e o outro é integrar a equipa.
Como fazer um brainstorming de sucesso?
O brainstorming proporciona pensamentos e ideias inovadoras e criativas para a resolução de problemas ou para a definição de estratégias. A verdade é que, de acordo com a teoria do pensamento criativo, a melhor forma de se obter uma ideia brilhante é ter muitas ideias, mesmo que algumas nos pareçam absurdas.
Assim, para um brainstorming de sucesso é necessário ter em conta que o objetivo seja do conhecimento de todos os participantes para que assim se consigam preparar. Mas também ter em atenção o local onde se realiza pois não deve ser alvo de distrações, a pessoa que irá moderar a dinâmica para que todos participem, o foco não pode ser desviado ou desvirtuado e por último, que todas as ideias sejam apontadas.
Desta forma, um brainstorming de sucesso caracteriza-se por:
- Elevada quantidade de ideias
- Flexibilidade no pensamento
- Liberdade de opinião
- Capacidade de aperfeiçoar e combinar ideias
- Pôr em prática as conclusões
Assim, o mais comum é o brainstorming ser utilizado para campanhas publicitárias, mas não é uma técnica exclusiva desta área, pois pode ser adotada por praticamente todas as áreas da empresa.
Em suma, a diversidade de pensamentos, experiências e opiniões é fundamental para que o brainstorming resulte em ações inovadoras, criativas e originais. É uma técnica que dá vida à expressão popular “duas cabeças pensam melhor do que uma”.