Anúncios nas redes sociais:
o que são e quais os objetivos
Hoje em dia, estar presente nas redes sociais e desenvolver conteúdo de qualidade e criativo não é suficiente para que se atinja o número de pessoas pretendido – por mais seguidores que se tenha! Neste contexto, os anúncios nas redes sociais são importantes nas ações de marketing para que os resultados sejam potenciados.
O que são os anúncios?
Os anúncios, ou o ads das redes sociais, são anúncios pagos que potenciam os resultados das redes sociais. Estes melhoram assim o desempenho da página ou da publicação promovida. Por isso, são ações de marketing mais intrusivas e que se destacam em relação aos resultados orgânicos.
Por onde se deve começar?
A regra de ouro é respeitar as especificidades de cada rede social e o objetivo da marca. É muito importante a definição da proposta de valor, do(s) objetivo(s) do anúncio e da Buyer Persona. Assim, esta ação de marketing será apresentada ao público-alvo da marca, potenciando os resultados da mesma.
Quanto aos objetivos dos anúncios, independentemente da rede social, estes são por norma idênticos. Normalmente estão relacionados com os cliques ou conversões para o site, o alcance de audiência, a interação nas publicações, as respostas a eventos, a geração de leads ou a instalação de app. Ou seja, são uma estratégia usada pelas marcas para que seja possível alcançar o público-alvo e incentivá-lo a realizar determinadas ações no momento em que o anúncio é apresentado e visualizado.
Mas que tipos de anúncios pode escolher?
Tal como já foi referido, cada rede social apresenta as suas especificidades, que devem ser tidas em conta na hora de definir a estratégia de anúncios pagos e as redes sociais selecionadas. Os mais comuns são:
Facebook Ads
Os anúncios no Facebook podem ser através de imagem, vídeo, carrossel ou coleção. Estes podem ser apresentados em várias opções do próprio Facebook e/ou no Messenger, podendo também ser apresentados no Instagram.
Instagram Ads
Os anúncios no Instagram podem ser apresentados nas Stories, no explorar ou no feed da rede social e, à semelhança do Facebook, podem ter o formato de imagem, vídeo, carrossel ou coleção.
LinkedIn Ads
Os anúncios no LinkedIn podem ser Sponsored Content (referem-se a conteúdo patrocinado que é apresentado no feed do público-alvo), Text Ads (referem-se a anúncios de texto, com uma pequena imagem, que são apresentados nas páginas do LinkedIn) ou Sponsored InMail (referem-se a uma mensagem patrocinada que é enviada diretamente para a caixa de entrada dos utilizadores). Esta rede social também apresenta uma maior probabilidade de direcionar os anúncios para o público-alvo, sendo possível obter mais facilmente leads.
YouTube Ads
Os anúncios no YouTube podem ser In-Stream (quando o vídeo patrocinado é exibido antes ou depois dos vídeos selecionados pelas pessoas), Trueview (quando o vídeo patrocinado é exibido na pesquisa de vídeos relacionados) ou Banners (quando o vídeo é exibido num retângulo à parte do vídeo selecionado). Este último é o formato mais comum de anúncio no YouTube.
O desempenho dos anúncios é influenciado pelo tipo de objetivo selecionado, mas também pelo orçamento disponibilizado para tal. Este pode ser controlado durante todo o período, por exemplo saber ou determinar quanto se gasta por dia, por semana, por mês ou por anúncio, sendo que quando este orçamento é atingido, o anúncio deixa de ser apresentado.
Em suma, os anúncios são uma ação de marketing que proporciona uma maior visibilidade à marca e que, apesar do investimento de tempo e de orçamento, apresenta um retorno bastante positivo.