Blog

Tudo o que precisa de saber sobre o TikTok

Com mais de 800 milhões de utilizadores ativos mensais e um tempo médio de exibição diária de 52 minutos, o TikTok é oficialmente a nova plataforma mais quente no cenário das redes sociais.

E se acha que o TikTok é apenas para adolescentes – pense novamente! Utilizadores de todas as idades estão se unindo ao fenômeno TikTok, com celebridades, influenciadores, editores e marcas domésticas agora no mix.

Descubra tudo o que precisa saber sobre o aplicativo, porque é importante para as marcas, que conteúdo tem bom desempenho e como funciona o algoritmo. Tudo isto neste breve guia para o marketing TikTok

Índice

  1. O que é o TikTok?
  2. Porque é o TikTok uma plataforma valiosa para marcas?
  3. Qual o conteúdo que tem bom desempenho no TikTok?
  4. Como funciona o algoritmo TikTok?

O que é o TikTok?
O TikTok é uma rede social de partilha de vídeos que encontrou solicitação em massa com os utilizadores da Geração Z, e é mais conhecida como o local de tendências de dança viral, desafios e vídeos de sincronização labial.

Para a geração do milênio e acima, o TikTok pode parecer um renascimento do Vine: a plataforma de partilha de vídeo em loop de 6 segundos que parou em 2017.

De fato, muitos dos criadores de conteúdo mais famosos do TikTok, como Zach King, que tem 42 milhões de seguidores no TikTok, começaram as suas carreiras no Vine.

Mas, indiferentemente do Vine, o TikTok experimentou um crescimento fenomenal desde o seu lançamento em 2016 e, com mais de 800 milhões de utilizadores ativos, está rapidamente tornar-se um dos sites das redes sociais mais populares.

Então, como começou o TikTok?

A ByteDance (empresa detentora da TikTok) lançou o TikTok pela primeira vez com o nome de Douyin na China, antes de lançar o aplicativo TikTok nos mercados internacionais em 2017. Tanto o Douyin quanto o TikTok usam hoje o mesmo software, mas mantêm redes separadas para cumprir as leis de censura da China.

No final de 2017, a ByteDance comprou a Musical.ly, uma plataforma de rede social que permitia aos utilizadores criar e partilhar curtos vídeos de sincronização labial com músicas populares – dando ao TikTok um novo conjunto de ferramentas e um ingresso de ouro direto, para o mercado de adolescentes dos EUA.

Avançando para 2020, o TikTok disparou rapidamente não apenas entre os adolescentes, mas também com utilizadores de todas as idades. Agora, celebridades, editores e marcas estão a adotar o hype e a usar as ferramentas de edição de vídeo fáceis de usar do TikTok, para criar vídeos divertidos que obtêm sucesso viral do dia para a noite.

Em janeiro de 2020, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo, de acordo com dados do SensorTower.

E embora o TikTok ainda tenha suas raízes nas tendências da dança e nos desafios de sincronização labial (com os populares TikTok Sounds entrando regularmente no topo das listas de downloads), estamos a ver toneladas de novas tendências inovadoras e criativas que vão surgindo todos os dias na plataforma.

Porque é que o TikTok é uma plataforma valiosa para marcas?

Como já abordamos, o TikTok está a passar por um período de crescimento exponencial no momento – o que significa que há um grande público pronto para ser aproveitado por marcas criativas e de pensamento rápido.

As marcas que adotaram com sucesso o TikTok desde o início colheram enormes recompensas por reconhecimento da marca, geralmente com muito pouco investimento.

Editores como o The Washington Post acumularam mais de 400 mil em menos de um ano, posicionando-se como uma potência criativa e potencialmente mudando o seu alcance para uma nova demografia mais global e mais jovem no processo.

@washingtonpostWe got some great footage of George Kittle though @49ers ##somethingamazing♬ original sound – landon.rowles

O TikTok também possui condições de concorrência razoáveis ​​quando se trata de alcançar o status viral no aplicativo. Diferente do Instagram ou do YouTube, mesmo as contas com zero seguidores podem obter milhões de visualizações num novo vídeo. O conteúdo é realmente importante no TikTok.

Por exemplo, Taylor Loren, diretora de marketing de conteúdo da Later, tem mais de 3 milhões de visualizações no seu vídeo tutorial sobre velas TikTok. No momento da publicação, ela tinha menos de 50 seguidores no aplicativo e, desde então, cresceu para 20 mil seguidores em apenas 4 meses.

@taylortoksthe secret hack to having your ##candles melt flat every time! ##lifehack ##foryou♬ original sound – taylortoks

Além do enorme potencial de reconhecimento e alcance da marca, o TikTok poderá em breve tornar muito mais fácil direcionar o tráfego da plataforma, introduzindo um link na biografia.

Atualmente, apenas utilizadores selecionados podem adicionar um link à sua biografia do TikTok, mas é provável que isso seja divulgado mais amplamente nos próximos meses. Por enquanto, todos os utilizadores podem adicionar links aos perfis do Instagram e do YouTube a partir do perfil do TikTok.

E se ainda não está convencido do TikTok, outra grande vantagem é a rapidez com que a plataforma está evoluindo para responder às necessidades de marcas e anunciantes.

Os anúncios TikTok já são uma estratégia de marketing comprovada para muitas marcas. Por exemplo, a Guess usou o TikTok para promover a sua coleção Denim Fit Fall’18, incentivando a comunidade do TikTok a transformar o seu estilo, usando jeans Guess na trilha sonora de Bebe Rexh’s “I’m a Mess.”

A campanha publicitária #InMyDenim incluiu uma aquisição de marca no ecrã de boas-vindas do aplicativo, além de 4 vídeos de parceria de influenciadores para demonstrar o conceito e alcançar mais utilizadores.

Fonte: Anúncios TikTok

Durante o período de seis dias da campanha, o #InMyDenim realizou mais de 5,5 mil vídeos gerados pelos utilizadores, 10,5 milhões de visualizações, 14,3% de taxa de engajamento e mais de 12 mil seguidores adicionais da conta da Guess no TikTok.

Qual conteúdo que tem bom desempenho no TikTok

Ao contrário de outras redes sociais, o TikTok tem uma enorme cultura de tendências.

Portanto, embora os conceitos originais e criativos de vídeo possam funcionar bem, os TikToks com melhor desempenho geralmente são fáceis de replicar pelas massas ou são um desdobramento de uma tendência existente.

Por exemplo, a tendência #toosieslide. Já existem mais de 2,2 milhões de vídeos TikTok na música Toosie Slide de Drake, incluindo mega-celebridades como Justin Bieber e Jason Derulo, atraindo mais de 4,3 bilhões de visualizações e contando.

As maiores tendências de dança do TikTok são agora parte integrante da cultura popular – e para os artistas da música, garantir uma tendência viral na plataforma pode ser suficiente para fazer com que os downloads de faixas subam.

Mas as tendências do TikTok não se limitam apenas às rotinas de dança. Existem tendências virais para quase tudo: animais, sincronizações labiais, transições de moda e beleza, dicas e exercícios de fitness, momentos de comédia, cortes de câmera, brincadeiras e desafios.

Geralmente, os conceitos mais básicos e divertidos são os mais bem-sucedidos no TikTok. Gatos a pular paredes de rolos de papel higiênico, personificações de sincronização labial e pessoas jogando objetos diversos numa chávena são tendências simples, mas extremamente populares.

Se não sabe por onde começar no TikTok, consulte a página de descoberta do TikTok para obter inspiração. Aqui encontra todas as hashtags de tendências com base na sua localização geográfica, além de uma análise detalhada dos vídeos populares por categoria

Mais tarde, descobrimos que dar uma olhada única e relevante numa tendência existente funciona melhor. Os vídeos que usam sons e hashtags de tendências são mais prováveis de serem descobertos no aplicativo TikTok e têm mais hipóteses de sucesso.

Por exemplo a seguir do TikTok, que apresenta 5 aplicativos para criar conteúdo incrível no Instagram, usou o som de tendência: Lose Control, bem como 5 hashtags de alto tráfego. Este rápido vídeo de 15 segundos tem agora mais de 370 mil visualizações e 47 mil curtidas.

@later.comSome of our favorite Instagram editing apps! ✨???? ##thatswhatilike ##instagram ##edit ##fyp ##picsart♬ Lose Control – Meduza

Qualquer que seja a USP da sua marca, há uma oportunidade criativa à sua espeta no TikTok. E se o seu primeiro vídeo TikTok não for um sucesso da noite para o dia, não fique desanimado. Até as maiores contas TikTok experimentam altos e baixos – por isso, é importante continuar a tentar até encontrar o ajuste certo para a sua marca e público.

Como funciona o algoritmo TikTok?

Antes de mergulharmos no algoritmo TikTok e em como ele funciona, devemos observar que o TikTok é notório por manter em segredo o algoritmo da página para si.

Ao contrário do Instagram, que discutiu abertamente como funciona a classificação de feeds, o funcionamento interno do algoritmo TikTok não é muito verificado pelo próprio TikTok.

Mas, com base em nossas experiências em primeira mão do uso do aplicativo TikTok, conseguimos recolher algumas informações valiosas sobre como o algoritmo TikTok determina o que faz com que a página For You de um utilizador.

Aqui estão as 5 principais aprendizagens sobre o algoritmo TikTok:

TikTok Algoritmo lição # 1: A exposição é baseada no desempenho de cada vídeo

Os seus vídeos no TikTok ainda podem receber milhões de visualizações, mesmo se não tiver seguidores.

Isso ocorre porque o algoritmo TikTok leva em consideração as interações em cada vídeo individual, e não o seu perfil como um todo.

Quando o seu vídeo é publicado, ele é veiculado para um pequeno número de utilizadores do TikTok entre vídeos populares na página para si. É por isso que, quando está a percorer a página para si, costuma ver um vídeo com poucos likes.

Se o seu vídeo for bem recebido pelos utilizadores que o recebem inicialmente na sua página para si, é provável que ele seja afetado por um grupo maior de utilizadores, e depois por ainda mais, e assim por diante.

Portanto, mesmo se tiver apenas um conjunto de seguidores no TikTok, o seu vídeo ainda poderá disparar para o sucesso!

TikTok Algoritmo lição nº 2: o algoritmo do TikTok leva em consideração vários indicadores

Então, que indicadores o algoritmo TikTok leva em consideração ao decidir quais os vídeos que são enviados para mais páginas do For You?

Recompensas, conclusões de vídeos, partilhas, comentários e Likes parecem ser fortes indicadores do algoritmo TikTok.

Portanto, é provável que, se o seu vídeo TikTok for realmente divertido ou informativo, ele provavelmente se sairá bem e será veiculado para as massas.

TikTok Algoritmo lição nº 3: a exposição inicial é baseada na localização geográfica

Um teste efetuado numa empresa que conta com funcionários em 6 países diferentes, notou que, quando um vídeo do TikTok é lançado pela primeira vez, geralmente é exibido para outros utilizadores na mesma localização geográfica, para começar.

A coordenadora da rede social de Lindsay Ashcraft, mais tarde, explica: “A localização é definitivamente um fator essencial para quais vídeos são recomendados aos utilizadores em suas páginas para si”.

“Por esse motivo, há muito potencial para empresas menores se beneficiarem do TikTok para realmente aumentar o reconhecimento da marca local”.

E se um vídeo do TikTok tiver uma ótima reação inicial na sua localização geográfica, é provável que ele seja lançado nas páginas For Your internacionalmente.

Em apenas algumas horas, poderá começar a ver novos comentários de utilizadores do TikTok em todo o mundo!

TikTok Algoritmo lição # 4: Usando Hashtags e sons de tendências

Hashtags e sons (ou seja, a música que usa no seu vídeo TikTok) são duas das melhores maneiras de aumentar a capacidade de descoberta do seu conteúdo.

Por exemplo, os vídeos TikTok que possuem hashtags populares na legenda serão atraídos para as páginas relevantes do Discovery e poderão até ser aprimorados para mais páginas For You.

Não há orientações concretas sobre quais hashtags têm maior impacto, mas acredita-se que #fyp, #foryou e #foryoupage aumentam as suas hipoteses de aparecer em mais feeds For You.

Além dessas hashtags de alto tráfego, é sempre uma boa ideia incluir hashtags que sejam nicho no seu conteúdo. Isso ajudará o algoritmo TikTok a entender sobre o que é o seu conteúdo e quem pode estar interessado nele.

Da mesma forma, o uso de sons de tendências pode realmente ajudar a aumentar a visibilidade do seu conteúdo.

Os utilizadores do TikTok podem selecionar um som para visualizar todos os vídeos associados, e os sons de tendência têm mais probabilidade de serem priorizados no aplicativo Tiktok.

TikTok Algorithm Learning # 5: Vídeos podem se tornar virais de repente, até mais velhos

Uma das coisas mais interessantes que se nota sobre o algoritmo TikTok é que os vídeos podem ter uma vida útil muito mais longa do que em outras plataformas, como o Instagram.

O algoritmo TikTok está a monitorizar constantemente o desempenho de todos os seus vídeos – até os mais antigos.

Portanto, se um de seus vídeos subitamente se elevar no engajamento (por exemplo, o som ou as hashtags que você usou de repente aumentam de popularidade), ele ainda pode se tornar viral, mesmo se ele estiver no seu canal por duas semanas, sem quase nenhuns likes.

Os vídeos parecem ter sido aprimorados pelo algoritmo TikTok em ondas, pois o vídeo é veiculado para novos lotes de utilizadores por meio da página para si.

Como funcionam os anúncios TikTok para marcas

Quando se trata de oportunidades de publicidade no TikTok, há muitas opções para marcas e empresas explorarem:

  • Anúncios no feed
  • Vista do topo
  • Aquisição de marca
  • Branded Hashtag Challenge

Os anúncios no feed do TikTok têm um rótulo “Patrocinado” claro quando aparecem na página Para si, além de uma nova frase de chamariz pop-up clicável, como “faça o download agora”, “saiba mais” ou ” Compre agora.”

Dada a influência que o TikTok exerce sobre o download de músicas, não surpreende que músicos e artistas estejam a usar os anúncios do TikTok para aumentar o seu alcance e promover os seus últimos lançamentos.

No entanto, as marcas também se estão a envolver na ação – com muitas a ver retornos significantes no seu investimento.

A Levi’s registou um alto envolvimento e aumento de tráfego no seu site, com as visualizações de produtos mais do que duplicando para cada produto exibido com o novo botão “Comprar agora” da TikTok.

Marketing de influenciadores no TikTok

Além dos anúncios diretos, muitas marcas estão a usar os influenciadores das estrelas do TikTok para apoiar as suas campanhas de marca – e alcançar milhões de utilizadores no processo.

@cosetteHow to style patterned shorts ????with Levi’s. You can shop the shorts I designed on Levi.com! ##ad♬ Brooo – CHUNNYT

Algumas marcas já estão apostar tudo com a sua estratégia de marketing de influência do TikTok.

A Fenty Beauty é a primeira marca no aplicativo a criar a sua própria “casa” de criadores no TikTok, ao recrutar alguns dos maiores criadores de conteúdo de beleza no TikTok como parte de sua #FENTYBEAUTYHOUSE.

@fentybeautyWe can’t wait for y’all to see we what we have in store for the ##FENTYBEAUTYHOUSE!! What looks do you want to see from @neko_channn? ????♬ original sound – fentybeauty

O TikTok tem sido rápido em identificar o marketing de influenciadores como parte essencial da sua oferta de comércio eletrônico para marcas. A TikTok lançou recentemente um TikTok Creator Marketplace: uma “plataforma oficial para colaborações de marcas e criadores”, e vídeos de parceiros criadores que podem ser facilmente promovidos como anúncios no feed para aumentar a visibilidade.

Fonte: TikTok Marketplace

O Marketplace de criadores da TikTok permite que as marcas encontrem parceiros criadores de conteúdo com base em dados de desempenho reais. Além disso, o TikTok também está facilitando apresentações e ajudar a gerir campanhas, como uma agência de marketing de influenciadores.

O marketing de influenciadores no TikTok pode não ser tão experimentado e testado como em outras plataformas tal como o Instagram, mas com um alcance quase ilimitado, conhecimento de dados e ferramentas de conversão em rápida evolução, é definitivamente uma plataforma a ter em conta!

No Comments

Leave a Reply

OS NOSSOS CLIENTES


Faça como os nossos clientes. Escolha a opção mais adequada e inteligente. Comece a trabalhar hoje connosco!

CONTACTE- NOS


Ainda com dúvidas sobre como começar, ou gostaria apenas de saber o que a Izzato pode fazer pelo seu negócio? Deixe-nos uma mensagem ou ligue-nos.

Morada:

Zona Industrial Feital
Pavilhão 15
4700-152 Braga
Portugal

Telefone:

+351 253 607 255

Email:

info@izzato.com




Não encontrou a solução ideal?

SAIBA COMO A IZZATO O PODE AJUDAR