Blog

Internet, Intranet e Extranet, o que as distingue!

Internet

É nada mais do que o conjunto de redes mundiais, cujo seu nome poderá ter origem inglesa, onde inter é uma abreviatura de internacional e net significa rede, ou seja, rede mundial de computadores. No entanto especialistas defendem que o conceito tem como origem na ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), uma rede que foi utilizada pelas Forças Armadas Norte Americanas até ao início dos anos 90 durante a guerra fria para que computadores militares pudessem trocar informações entre bases militares.

A Internet é um acumulado de redes de servidores que assenta na “famosa” pilha de protocolos TCP/IP, um conjunto de protocolos que assegura a padronização das comunicações entre dispositivos de diferentes países, idiomas, sistemas operativos e programas.

Veja a pequena curiosidade: este artigo foi escrito num comutador portátil com sistema operativo Windows, em Braga Portugal, e pode ser lido em qualquer parte do mundo, como por exemplo, do outro lado do Atlântico, no Alaska, por um smartphone com sistema operativo Android. Confira a imagem abaixo:

O cabo MAREA de 6.605 km, pertencente uma parte à Microsoft e outra ao Facebook e interliga a Europa – Bilbao, Espanha á América – Virgínia Estado Unidos

Curiosamente se pensarmos um pouco, vamos entender que existem cabos que interligam praticamente todas as cidades do mundo. Por outro lado hoje é possível ter acesso à internet via satélite no cume dos Himalaias ou no meio do oceano com a mesma qualidade do acesso através da fibra ótica.

A internet tornou-se um dos principais meios de comunicação criados pelo homem. É através desta rede que hoje é possível transferir ficheiros, realizar ligações por voz e vídeo, trocar emails e aceder e gerir informação em qualquer parte do globo.

Intranet

A intranet, é algo extraordinário, pois permite que trabalhe junto da sua equipa, mesmo estando longe. Desfrute da forma de trabalho colaborativo. Coloque a sua equipa remota perto de si.

A Intranet é também uma rede de computadores, no entanto com uma vertente empresarial interna, ou seja, voltada exclusivamente para a comunidade de uma empresa ou organização.

Trata-se de uma rede privada dentro de uma empresa ou organização e que está de acordo com os mesmos padrões da Internet, ou seja, acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização de acesso.

Normalmente é usada para facilitar a comunicação interna através de um portal, onde a gestão da empresa ou organização disponibiliza a comunicação interna, ficheiros, tarefas, processos, procedimento, dados e outros, com o intuito de manter todos os colaboradores envolvidas no negócio, informados e ligadas.
Cada vez mais, as intranets assumem um formato de rede social, em que os utilizadores podem contribuir com os seus “inputs”, deixar comentários e colaborar entre si.

A utilização de uma intranet permite às empresas gerir com mais eficácia os seus colaboradores e controlar de uma forma eficiente o seu negócio.
Entre outros benefícios os utilizadores da intranet irão beneficiar de um aumento de produtividade, versatilidade e flexibilidade.


A intranet permite que tudo seja acedido de qualquer lugar e a qualquer hora, permitindo, por exemplo, que um gestor execute alterações num projeto e desligue tarefas para sua equipe mesmo se estiver fora do país. A esta funcionalidade chamamos Extranet. Veja a seguir

 

Extranet

Tal com explicado acima, entendemos a importância da Intranet enquanto solução de colaboração e partilha, uma vez que conta com todas as vantagens da estrutura da Internet, no entanto, foi idealizada para uma ambiente restrito às instalações da empresa ou organização assim com aos utilizadores autorizados.

No entanto se levar-mos em conta o avanço tecnológico e as necessidades do mundo atual, será que vale a pena manter todos os benefícios da Intranet limitados à empresa? Isto é apenas restrita e fechada na organização?

Ora analisemos a situação atual (Maio de 2020 – Covid-19) em que os  colaboradores se encontram a trabalhar remotamente ou em em Teletrabalho, em permanente contacto com as hierarquias, filiais, parceiros de negócio, clientes e estes últimos que normalmente possuem relacionamento estreito com a organização, será que não há uma forma de fornecer acesso aos recursos da Intranet tendo em conta que não pode estar num computador dentro das instalações da organização?

Claro que há! E foi por essa razão que surgiu a extranet.

Alguns benefícios da Extranet:

– A Extranet é também uma rede de computadores que funciona tal como a Intranet, no entanto pode ser acedida também pela Internet.

–  A Extranet é tipicamente disponibilizada ou se preferir utilizada por fornecedores, parceiros e clientes.

– Os utilizadores registados numa extranet podem aceder aos dados, aplicações internas dessa rede – Intranet, através da utilização de dispositivos móveis (smartphones, tablets. Etc) ou via browser a partir de um desktop ou nootebook.

No Comments

Leave a Reply

OS NOSSOS CLIENTES


Faça como os nossos clientes. Escolha a opção mais adequada e inteligente. Comece a trabalhar hoje connosco!

CONTACTE- NOS


Ainda com dúvidas sobre como começar, ou gostaria apenas de saber o que a Izzato pode fazer pelo seu negócio? Deixe-nos uma mensagem ou ligue-nos.

Morada:

Apartado 2157
4710-007 Braga
Portugal

Telefone:

+351 30 20 20 740

Email:

info@izzato.com




Não encontrou a solução ideal?

SAIBA COMO A IZZATO O PODE AJUDAR