Blog

A importância de ter um website atualizado!

Ao falar sobre a gestão e a manutenção técnica com os nossos clientes, nada é mais importante do que a certeza que o seu website estará sempre disponível, atualizado com as últimas tecnologias, o que também irá influenciar nas probabilidades de aparecer nas pesquisas do Google.
Manter o website em pleno funcionamento é um ponto muito relevante, pois com a acessibilidade fugaz dos smartphones e outros dispositivos móveis, poderá um consumidor estar a consultar o seu website, literalmente agora.
Encontrar o seu website offline é a primeira razão para que ele vá imediatamente procurar um outro fornecedor.

Com toda a certeza, que esta situação não é de todo desejável.

Para manter um website sempre disponível, seguro e com as últimas tecnologias, é de extrema importância o planeamento das ações de intervenção para manutenção.
Todavia é muito importante estar preparado para quaisquer ataques (malwares, hackers), que nos dias de hoje são cada vez mais comuns, e para isso, vamos apresentar 10 ações que deverão ser implementadas para manter o seu website seguro e atualizado.

Manutenção e Segurança de um website

1. Backup do seu website


Backup são cópias de segurança que servem para restaurar um ambiente em caso de falhas, hackeamento do site ou até mesmo por desaparecimento do mesmo.

De acordo com a importância do website, poderá considerar a possibilidade de utilizar dois provedores (fornecedores de alojamento) distintos, que armazenam todo conteúdo, em forma de replicação (espelho), tudo para minimizar quaisquer riscos na perda de informação ou mesmo transações.

2. Atualização dos plugins da framework (Wordpres, Joomla, Drupal, Magento, woocommerce, etc)

Os plugins tem a finalidade de estender os recursos básicos de um website ou plataforma e são mantidos e criados, uns por uma comunidade de programadores, outros pelas empresas de desenvolvimento de software.

Assegurar que o conteúdo, imagens e os plugins estejam atualizados e em segurança é uma das preocupações que deve ser levado em conta na manutenção de qualquer website.

3. Trocas periódicas do nome dos utilizadores, administradores, e acima de tudo o uso de senhas fortes

Não adianta pensar que foi só desta vez, hackers tentarão novamente invadir os sistemas para capturar informações sensíveis e obter a informação pretendida, normalmente financeira, códigos de acesso, ou mesmo a utilização da plataforma de outros, para envio massivo de email.
Uma das vulnerabilidades mais comuns é usar nomes padrão de utilizadores que fazem a administração dos sistemas. Assim, deverá alterá-los com frequência, tal como as passwords que deverão ser fortes, algo como T@%t#oUl~1- e nunca situações tal como, datas de aniversário, mês atual mais o ano, matriculas, nomes de filhos, sequências de números conhecidos (ex: 12345678 ou 1a2b3c4d), pois só desta forma poderá garantir uma maior segurança do website ou sistema.

4. Atualização das framworks, temas e plug-ins

Todo software tem bugs(erros) e por isso é atualizado constantemente.

Manter as frameworks (Drupal, Joomla, WordPress, Woocommerce, Magento, etc) atualizadas não é apenas ideal, é fundamental e obrigatório!

A falta de atualização pode fazer com que determinados aspetos do seu website não funcionem corretamente ou até mesmo comprometam a segurança do mesmo, uma vez que fica em aberto a possibilidade de ataques de hackers.

Então, temas ou templates, plugins e versões da framework, é absolutamente obrigatório mantê-los atualizados.

Assegurar que os websites estejam com os recursos mais atuais, é uma das ações que precisa de estar na lista de tarefas a ser executadas periodicamente.

5. Pesquisa por malware e vírus

Alguns websites e sistemas permitem que os visitantes enviem arquivos anexados às mensagens e por outro lado o envio de mensagens de remetentes desconhecidos com anexos (que não deverão ser abertos, caso não conheça o destinatário), são as formas mais usadas atualmente para enviar código malicioso quer para o website, quer para o computador.

Esta é uma das formas mais utilizadas pelos hackers, que irá possibilitar a infeção do website ou computador e desta forma conseguir desbloquear o sistema de segurança, comprometendo todo o trabalho anteriormente implementado.

Assim, garantir que tudo esteja seguro e operacional é mais uma tarefa a ser considerada e que pode ser automatizada através da instalação de plugins ou programas de segurança e monitorização.

6. Manter o website acessível por diversos dispositivos

Uma das tarefas de manutenção que deve levar em conta é verificar periodicamente se o website está a funcionar corretamente em dispositivos móveis, ou seja, se o website está responsivo.
Muitas vezes acedemos com alguma frequência ao backoffice e esquecemo-nos de verificar se o website, está a disponibilizar os conteúdos corretamente.
É preferível ser o administrador do website a detetar uma anomalia, do que o cliente a informar do mau funcionamento.

7. Definição de perfis e utilizadores

Assegure que os perfis estejam bem definidos e que os utilizadores do sistema refletem essa configuração.

É importante que, editor seja editor e só altera conteúdo, designer publica imagens e administrador altera a configuração das páginas. Tudo para garantir que nenhum website ou sistema seja alterado acidentalmente, ou sejam cometidos erros.

8. Verifique se há links quebrados

Faz parte da manutenção preventiva do website, verificar a existência de links quebrados. Como proprietário de uma empresa, organização ou blog, fornecer links e informações confiáveis aos seus clientes e leitores irá contribuir para uma boa reputação e credibilidade do website ou sistema.

Existem muitas ferramentas gratuitas, como o Google Search Console, que poderá ajudar nesta tarefa e desta forma verificar se há links quebrados ou inativos no website.

9. Google Analytics

Ao monitorizar a análise de websites e analisar seus KPIs e relatórios, poderá obter informações valiosas sobre como os visitantes procuram e navegam pelo website.

Além disso, esse é um passo crucial para os administradores de websites ou lojas-online por exemplo, pois as informações sobre o tráfego que recebem de anúncios, publicações, vídeos, redes sociais entre outros, podem orientá-lo sobre como direcionar os seus investimentos de marketing e melhorar o engajamento no website (invista no SEO, por exemplo).

Se verificar uma queda súbita na métrica ou no tráfego do website, geralmente isso poderá representar um problema.

Eventualmente poderá estar na hora de repensar na sua estratégia digital, pois poderá ser um erro no website, ou um problema com a campanha de marketing, ou uma mudança de tecnologia, ou outro não identificado.

Como política de boas práticas de manutenção do website deverá semanalmente verificar as métricas com uma ferramenta como o Google Analytics.

10. Renovação de nome de domínio

O registo do seu domínio (www.oseuwebsite.pt) e alojamento web, normalmente é contratado por um período limitado e que na maioria das vezes tem a duração de um ano.

Assim, deverá estar atento e certificar-se que não se esquece de renovar o seu domínio e alojamento, pois caso um destes não seja efetuado, corre o risco de ficar com os serviços inoperacionalizados. Ex: impossibilidade de enviar email.

Por outro lado o esquecimento da renovação do domínio poderá levar a perda do mesmo, pois se passar o período legal de renovação do domínio ficará disponível para outra entidade o registar.

É também muito importante associar ao registo do domínio um email que utilize com frequência, para que desta forma não perca nenhuma notificação do fornecedor de registo de domínios, possibilitando antecipar o processo de renovação.
Seguindo essas 10 dicas, irá com certeza estar melhor posicionado no que concerne á sua concorrência.

Considere a manutenção do website, com uma das tarefas mais importantes, para que que tudo funcione perfeitamente.
Problemas podem acontecer obviamente, mas o compromisso é  antever ao máximo e, na eventualidade da ocorrência, estar preparado para tomar as ações corretivas imediatamente, e desta forma minimizar qualquer indisponibilidade.

No Comments

Leave a Reply

OS NOSSOS CLIENTES


Faça como os nossos clientes. Escolha a opção mais adequada e inteligente. Comece a trabalhar hoje connosco!

CONTACTE- NOS


Ainda com dúvidas sobre como começar, ou gostaria apenas de saber o que a Izzato pode fazer pelo seu negócio? Deixe-nos uma mensagem ou ligue-nos.

Morada:

Apartado 2157
4710-007 Braga
Portugal

Telefone:

+351 30 20 20 740

Email:

info@izzato.com




Não encontrou a solução ideal?

SAIBA COMO A IZZATO O PODE AJUDAR